SESC VERÃO 2018 OFERECE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS GRATUITAS EM JANEIRO

Criada em 21/12/2017


O Sesc São Paulo abre a sua programação de 2018 com mais uma edição do Sesc Verão, oferecendo à população inúmeras possibilidades para que a prática de atividades físicas e esportivas estejam presentes de forma regular no cotidiano das pessoas.

Para tanto, entre 06 de janeiro e 28 de fevereiro, a 23ª edição do evento contará com uma programação diversificada e gratuita em 38 unidades Sesc distribuídas pela capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado.

O público terá acesso a mais de 2 mil atividades com um olhar sensível para as diferentes faixas etárias, habilidades e capacidades físicas de cada indivíduo, dentro da perspectiva do esporte e atividades física para todos, que caracteriza a ação do Sesc. Estão previstas vivências com importantes nomes do esporte nacional, aulas abertas, apresentações esportivas, exposições e instalações interativas, além de encontros e torneios.

Para o Diretor Regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, “a proposta desta edição amplia a oferta de atividades, incluindo as práticas corporais, além dos esportes, que tradicionalmente compõe a programação do evento. A meta é conscientizar as pessoas sobre a importância de se movimentar para a conquista de uma melhor qualidade de vida”.

Atividade física – Após uma série de edições em que o esporte teve um peso mais relevante – sobretudo, pelo interesse da população por conta de o Brasil sediar nos últimos dez anos grandes eventos esportivos internacionais – para a edição de 2018 a prática de variadas atividades físicas ganha a mesma relevância na programação.

Dados de pesquisas sobre os hábitos da população foram norteadores de ações nas áreas físico-esportivas propostas pelo Sesc São Paulo. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano – PNUD, em seu Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano no Brasil, de 2017, com o título Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para todas as pessoas (http://movimentoevida.org) traz resultados preocupantes sobre a adesão e permanência das pessoas às práticas, ainda que se tenha uma compreensão da importância delas na qualidade de vida.

“Partindo de dois dos principais pontos apontados nas pesquisas – o conhecimento e a oportunidade – no Sesc Verão  o  público é convidado a experimentar e praticar as diversas atividades físicas e esportivas, que podem fazer parte de seu cotidiano”,  afirma Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

SESC VERÃO 2018

De 06 de janeiro a 28 de fevereiro, em todas as unidades do Sesc São Paulo

Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – GRANDE SÃO PAULO

Dentre as atividades propostas para a edição 2018 do Sesc Verão, em janeiro, o público da capital e Grande São Paulo terá a oportunidade de conhecer e experimentar diversas atividades físicas e esportivas, sendo muitas delas ao lado de ídolos do esporte nacional.

Entre as presenças confirmadas estão atletas como Rafaela Silva, Raquel Silva, Geraldo Bernardes e Mayra Aguiar (judô); Branca, Larry Taylor e Alessandra (basquete); Laís Souzae Arthur Zanetti, (ginástica artística); Nalbert, Fofão e Rodrigão, Talmo (vôlei); Flávio Saretta, Teliana Pereira e Patrícia Medrado (tênis) Vanderlei Cordeiro de Lima, Vicente Lenilson, Maria Zeferina Baldaia, André Domingos, Claudinei Quirino, Edson Luciano e Joana Costa (atletismo); Sandro Dias, Gabi Mazzeto (skate); Zé Roberto, Sergio e Zetti(futebol); Sandra Pires, Evandro & André, Giuliano & Guto e Talita Antunes (vôlei de areia); Jean Tomé (beisebol); Cristiane, Letícia e Debinha (futebol feminino); Etiene Medeiros(natação); Yane Marques (pentatlo moderno); Renzo Agresta (esgrima); Rosane Reis e Marco Túlio Machado (levantamento de peso); Lenísio e Vinícius (futsal) e Marcos D’Almeida (arco e flecha).

O esporte paralímpico também terá seu espaço na programação do Sesc Verão. Haverá a participação de atletas como Fernando Fernandes (canoagem) e Rodolfo Cano (Parabadminton), além de demonstrações em cadeiras de rodas de equipes de esportes como basquete, handebol, rugby, e esgrima. Também haverá vivências de Futebol de 5, Vôlei Sentado na Areia.

Espaços e Instalações – Como tradicionalmente ocorre no evento, diversas unidades do Sesc criaram espaços e instalações interativas com programação voltada para toda a família e entrada gratuita. No Sesc Vila Mariana, estará montada a Arena Esportiva Sesc Verão, espaço composto por uma quadra de areia de 20 m x 11 m, onde será possível vivenciar diferentes modalidades esportivas, com destaque para o vôlei de praia. O Sesc Belenzinho terá uma Praça de Esportes para a prática de futebol, basquete, vôlei e outras modalidades.

No ABC paulista, a área de convivência do Sesc Santo André receberá a cenografia Esporte Fora da Caixa, criada a partir de milhares de caixas plásticas vazadas, para representar centros urbanos como ruas, avenidas e praças, onde serão realizadas vivências e oficinas.

Os fãs do tênis poderão conhecer um pouco mais sobre o esporte com a instalação O Tênis Através da História, reunindo diversos tipos de raquetes, jogos interativos, além de ilustrações e charges de nomes consagrados, no Sesc Campo Limpo. Inspirada na região central de São Paulo, o Sesc Consolação criou a instalação Esportes da Cidade, que reunirá práticas esportivas urbanas, como parkour, skate, caminhada, corrida, bike, basquete e futebol.

Ainda no centro da cidade, uma estrutura de Miniarvorismo será montada pelo Sesc Florêncio de Abreu além de uma pista inflável (air track), em que poderão ser realizadas acrobacias e saltos. Também na região central da capital, o Sesc Parque Dom Pedro II montará o Parque das Habilidades, instalação com Parede de Escalada Boulder, Circuito de Habilidades e Estações de Ginástica Multifuncional.

Na região sul, o Sesc Interlagos preparou o Espaço Esporte e Ação, com atividades como miniesportes, jogos adaptados para o basquete, badminton e touchtennis. No Sesc Ipiranga, o público de todas as idades poderá participar de Minicursos esportivos, dedicados a modalidades como futsal, futebol freestyle, basquete, basquete acrobático e handebol, além de vivências de capoeira e boxe. O Ginásio da unidade receberá também um ringue durante o evento. A unidade Santo Amaro, por sua vez, criou a Trama Esportiva: As Várias Possibilidades do Esporte, composta por um grande cubo cenográfico que oferecerá uma vasta rede de possibilidades práticas.

Na zona oeste, o Sesc Pinheiros, em seu Ginásio Ônix, terá aparelhos e equipamentos dedicados à Ginástica Multifuncional. No Sesc Pompeia, a inspiração será a Grécia Antiga, seus deuses  e mitologias. O público será desafiado a cumprir a “Jornada do Herói”, com instalações em diversos espaços da unidade.

Chegando na zona norte, a acessibilidade será o mote da programação do Sesc Santana, com o  Esporte, Curiosidade e Acessibilidade, uma série de atividades com recursos acessíveis a todos os públicos.

Espaços Públicos – Em espaços fora das unidades do Sesc, destacam-se atividades como as vivências de Skate e Basquete 3×3 no Poupatempo Sé e o Festival Ocupa Pacaembu, realizado numa parceria com o Museu do Futebol, com torneio de futebol de rua, apresentações esportivas, oficinas, vivências, troca de livros, entre outras atividades, na Praça Charles Miller. Em São Caetano do Sul, os atletas de Ginástica Artística Arthur Zanetti e Hudson Miguel comandam um Circuito de Ginástica como elementos como minitrampolim, traves de equilíbrios, plataforma para saltos em rua de lazer da cidade.

SESC VERÃO 2018

De 06 de janeiro a 28 de fevereiro, em todas as unidades do Sesc São Paulo

Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao

ENDEREÇOS DAS UNIDADES DA GRANDE SÃO PAULO

Sesc 24 de Maio: Rua 24 de maio, 109. Tel.: (11) 3350-6300.

Sesc Belenzinho: Rua Padre Adelino, 1.000. Tel.: (11) 2076-9700.

Sesc Bom Retiro: Alameda Nothmann, 185. Tel.: (11) 3332-3600.

Sesc Campo Limpo: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120. Tel.: (11) 5510-2700.

Sesc Carmo: Rua do Carmo, 147. Tel.: (11) 3111-7000.

Sesc Centro de Pesquisa e Formação: Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Tel.: (11) 3254-5600

Sesc Consolação: Rua Dr. Vila Nova, 245. Tel.: (11) 3234-3000.

Sesc Florêncio de Abreu: Rua Florêncio de Abreu, 305. Tel.: (11) 3329-2800.

Sesc Interlagos: Av. Manoel Alves Soares, 1100. Tel.: (11) 5662-9500.

Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822. Tel.: (11) 3340-2000.

Sesc Itaquera: Av. Fernando do E. S. A. de Matos, 1000. Tel.: (11) 2523-9200.

Sesc Osasco: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300. Jd. das Flores – Osasco Tel.:(11) 3184-0900.

Sesc Pinheiros: Rua Paes Leme, 195. Tel.: (11) 3095-9400.

Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93. Tel.: (11) 3871-7700.

Sesc Santana: Av. Luiz Dumont Vilares, 579. Tel.: (11) 6971-8700.

Sesc Santo André: Rua Tamarutaca, 302. Tel.: (11) 4469-1200.

Sesc São Caetano: Rua Piauí, 554. Tel.: (11) 4223-8800.

Sesc Santo Amaro: R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro. Tel.: (11) 5541-4000.

Sesc Vila Mariana: Rua Pelotas, 141. Tel.: (11) 5080-3000.


Veja também

The Bon Jovi Acoustic Experience chega a São Paulo

Você gosta de viajar? Como conhecer o mundo ganhando pouco

Várias formas de diversão no Carnaval para crianças em SP

Love Fest consolida Carnaval LGBTQ+ no Centro de São Paulo