Mostra na Linha 4-Amarela destaca beleza do sorriso de pessoas com deficiência

Criada em 26/02/2018


Fotografias também serão expostas ao público nos campi da Universidade Paulista – UNIP, parceira do projeto

A Linha 4-Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro, recebe de 2 de março a 30 de maio a exposição Identidade Cultural – da Literatura para a Razão. As fotografias são reproduções do livro de mesmo nome, realizado com apoio da Universidade Paulista – UNIP, cujo mote é contar histórias de superação de pessoas com deficiência, relacionando suas trajetórias com citações de escritores brasileiros e estrangeiros sobre o tema “sorriso”.

O projeto Identidade Cultural – da Literatura para a Razão foi idealizado pela historiadora Vanilda Ribeiro dos Santos e tem curadoria do médico Luciano Dib, especialista em cirurgia bucomaxilofacial e professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da UNIP. As fotografias são de Marcio Lauria Filho.

Segundo Luciano Dib, a proposta do livro é mostrar o “sorriso nos olhos” dos personagens fotografados. Muitas das pessoas retratadas são seus pacientes no Projeto de Reconstrução Bucomaxilofacial do Programa de Mestrado e Doutorado da UNIP e tinham deformações bucomaxilofaciais antes do tratamento.

Para Vanilda Ribeiro dos Santos, o livro e a exposição têm o propósito de valorizar a autoestima da pessoa com deficiência. “A ideia do projeto surgiu da necessidade de criar algo que trouxesse como protagonistas os portadores de necessidades especiais vinculando-os à cultura, dando-lhes vez e voz, a partir de um contexto literário universal”, afirma.

Exposição paralela

Simultaneamente à passagem pelas estações Fradique Coutinho, Paulista e Luz da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, a mostra estará aberta gratuitamente ao público interessado nos campi da UNIP. De 20 de março a 19 de abril, o Campus Indianópolis, na capital paulista, receberá as fotografias. Já de 25 de abril a 24 de maio, é a vez do Campus Campinas / Swift, no interior do estado.

A obra Identidade Cultural – da Literatura para a Razão

O livro Identidade Cultural – da literatura para a razão, realizado com fomento da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, reúne 20 histórias de pessoas portadoras de deficiência. Os personagens escolhidos mostram as dificuldades de suas trajetórias e como se reinventaram, sem perder a autoestima e a vontade de viver. O objetivo da obra é destacar que, para essas pessoas, sorrir é um desafio a ser superado diariamente.

A publicação procura não só contar histórias de inclusão, mas também ser inclusiva. Além dos textos impressos, o livro apresenta resenhas em braile e QR Code para que o leitor deficiente visual acesse audiodescrições do conteúdo.

Serviço - Exposição Identidade Cultural – da Literatura para a Razão

Linha 4-Amarela

Estação Fradique Coutinho - 2 de março a 2 de abril

Estação Paulista - 3 de março a 2 de maio

Estação Luz - 3 a 30 de maio

UNIP

Campus Indianópolis – de 20/03 a 19/04/2018

Rua Dr Bacelar, 1212 – Vila Clementino – S. Paulo - SP

Campus Campinas / Swift – de 25/04 a 24/05/2018

Rua Comendador Enzo Ferrari, 280 – Swift - Campinas - SP

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a Universidade Paulista – UNIP

A Universidade Paulista – UNIP iniciou suas atividades em 9 de novembro de 1988. Constituiu-se a partir do Instituto Unificado Paulista (IUP), em 1972, inicialmente com os cursos de Comunicação Social, Letras, Pedagogia e Psicologia. Em seguida vieram o Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP) e o Instituto de Odontologia Paulista (IOP). Hoje, a UNIP possui 27 campi, distribuídos por São Paulo, Brasília, Goiânia e Manaus. Com uma proposta acadêmica moderna, completa estrutura universitária tecnológica, oferece ensino de qualidade, tecnologicamente avançado e dirigido para o futuro, nas áreas das ciências humanas, sociais, exatas e da saúde, em cursos de graduação – tradicional e tecnológica – pós-graduação lato sensu, presenciais e a distância, mestrados e doutorados. Sua maior finalidade é promover o desenvolvimento do potencial dos alunos, a aquisição de conhecimentos e estimular as interações sociais em um ambiente de padrão universitário, oferecendo atividades práticas e estágios que desenvolvam competências pessoais e profissionais para inserção no mercado de trabalho.


Veja também

5 atividades para aproveitar o Dia das Crianças em São Paulo

Governo do Estado abre processo seletivo de estágio

SÃO PAULO GANHARÁ NOVO PARQUE ABERTO AO PÚBLICO E RIO ARTIFICIAL

Vitrines da Estação Trianon-Masp recebem representações de quadros da exposição "Histórias afro-atlânticas"