Mostra na Linha 4-Amarela destaca beleza do sorriso de pessoas com deficiência

Criada em 26/02/2018


Fotografias também serão expostas ao público nos campi da Universidade Paulista – UNIP, parceira do projeto

A Linha 4-Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro, recebe de 2 de março a 30 de maio a exposição Identidade Cultural – da Literatura para a Razão. As fotografias são reproduções do livro de mesmo nome, realizado com apoio da Universidade Paulista – UNIP, cujo mote é contar histórias de superação de pessoas com deficiência, relacionando suas trajetórias com citações de escritores brasileiros e estrangeiros sobre o tema “sorriso”.

O projeto Identidade Cultural – da Literatura para a Razão foi idealizado pela historiadora Vanilda Ribeiro dos Santos e tem curadoria do médico Luciano Dib, especialista em cirurgia bucomaxilofacial e professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da UNIP. As fotografias são de Marcio Lauria Filho.

Segundo Luciano Dib, a proposta do livro é mostrar o “sorriso nos olhos” dos personagens fotografados. Muitas das pessoas retratadas são seus pacientes no Projeto de Reconstrução Bucomaxilofacial do Programa de Mestrado e Doutorado da UNIP e tinham deformações bucomaxilofaciais antes do tratamento.

Para Vanilda Ribeiro dos Santos, o livro e a exposição têm o propósito de valorizar a autoestima da pessoa com deficiência. “A ideia do projeto surgiu da necessidade de criar algo que trouxesse como protagonistas os portadores de necessidades especiais vinculando-os à cultura, dando-lhes vez e voz, a partir de um contexto literário universal”, afirma.

Exposição paralela

Simultaneamente à passagem pelas estações Fradique Coutinho, Paulista e Luz da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, a mostra estará aberta gratuitamente ao público interessado nos campi da UNIP. De 20 de março a 19 de abril, o Campus Indianópolis, na capital paulista, receberá as fotografias. Já de 25 de abril a 24 de maio, é a vez do Campus Campinas / Swift, no interior do estado.

A obra Identidade Cultural – da Literatura para a Razão

O livro Identidade Cultural – da literatura para a razão, realizado com fomento da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, reúne 20 histórias de pessoas portadoras de deficiência. Os personagens escolhidos mostram as dificuldades de suas trajetórias e como se reinventaram, sem perder a autoestima e a vontade de viver. O objetivo da obra é destacar que, para essas pessoas, sorrir é um desafio a ser superado diariamente.

A publicação procura não só contar histórias de inclusão, mas também ser inclusiva. Além dos textos impressos, o livro apresenta resenhas em braile e QR Code para que o leitor deficiente visual acesse audiodescrições do conteúdo.

Serviço - Exposição Identidade Cultural – da Literatura para a Razão

Linha 4-Amarela

Estação Fradique Coutinho - 2 de março a 2 de abril

Estação Paulista - 3 de março a 2 de maio

Estação Luz - 3 a 30 de maio

UNIP

Campus Indianópolis – de 20/03 a 19/04/2018

Rua Dr Bacelar, 1212 – Vila Clementino – S. Paulo - SP

Campus Campinas / Swift – de 25/04 a 24/05/2018

Rua Comendador Enzo Ferrari, 280 – Swift - Campinas - SP

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a Universidade Paulista – UNIP

A Universidade Paulista – UNIP iniciou suas atividades em 9 de novembro de 1988. Constituiu-se a partir do Instituto Unificado Paulista (IUP), em 1972, inicialmente com os cursos de Comunicação Social, Letras, Pedagogia e Psicologia. Em seguida vieram o Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP) e o Instituto de Odontologia Paulista (IOP). Hoje, a UNIP possui 27 campi, distribuídos por São Paulo, Brasília, Goiânia e Manaus. Com uma proposta acadêmica moderna, completa estrutura universitária tecnológica, oferece ensino de qualidade, tecnologicamente avançado e dirigido para o futuro, nas áreas das ciências humanas, sociais, exatas e da saúde, em cursos de graduação – tradicional e tecnológica – pós-graduação lato sensu, presenciais e a distância, mestrados e doutorados. Sua maior finalidade é promover o desenvolvimento do potencial dos alunos, a aquisição de conhecimentos e estimular as interações sociais em um ambiente de padrão universitário, oferecendo atividades práticas e estágios que desenvolvam competências pessoais e profissionais para inserção no mercado de trabalho.


Veja também

A melhor banda cover dos Rolling Stones aterrissa no Shopping Metrô Boulevard

Metrô abre 62 vagas para Aprendiz SENAI

Metrô tem atrações culturais para celebrar os 50 anos

Metrô antecipa horário de abertura de estações no retorno do feriado prolongado do Dia do Trabalho