Linha 9-Esmeralda recebe campanha de conscientização para uso de preservativo

Criada em 23/03/2018


“Projeto Aids Festas” acontecerá nas estações Pinheiros e Santo Amaro

Atualmente 830 mil pessoas são portadoras de vírus HIV no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Os jovens são os que menos usam preservativos. Focando neste público, entre sexta e domingo, as estações Pinheiros e Santo Amaro – que serão pontos de passagem dos jovens a caminho do festival Lollapalooza – receberão o projeto Aids Festas 2018

Em ritmo do Lollapalooza, no palco da CPTM, uma banda de rock agitará o público tocando músicas do momento e o jingle do projeto. Serão distribuídos 28 mil preservativos masculinos e femininos, além de ventarolas com informações sobre prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação é do Ministério da Saúde e conta com o apoio da CPTM.

Nesta sexta-feira (23/3), a ação acontecerá na Estação Pinheiros, das 10h às 14h. No sábado (24/3), será a vez da Estação Santo Amaro, das 12h às 16h. No domingo, o projeto estará no mesmo horário, na Estação Pinheiros.

A Linha 9-Esmeralda é a melhor opção para quem for utilizar o transporte público para chegar ao Festival Lollapalooza. A Estação Autódromo fica a 600 metros do Autódromo de Interlagos, local dos shows. Os portões G, R e N são os mais próximos da estação. A CPTM terá um esquema especial, com trens circulando com intervalos entre 4 e 5 minutos, entre as estações Pinheiros e Grajaú, a partir das 20h15 na sexta-feira, das 21h30 no sábado e, das 20h30, no domingo.

O que são ISTS

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia IST (Infecção Sexualmente Transmissível) foi adotada em substituição à expressão DST (Doença Sexualmente Transmissível), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Serviço:

Projeto Aids Festas 2018 na Linha 9-Esmeralda

Local: Estação Pinheiros

Data: 23/03

Horário: das 10h às 14h

Local: Estação Santo Amaro

Data: 24/03

Horário: das 12h às 16h

Local: Estação Pinheiros

Data: 25/03

Horário: das 12h às 16h

Gratuito para usuários


Veja também

"Jazz no Memorial" une música, gastronomia, vinhos e solidariedade

AES Eletropaulo prestou serviço abaixo da qualidade para 78% dos consumidores em 2017

A melhor banda cover dos Rolling Stones aterrissa no Shopping Metrô Boulevard

Metrô abre 62 vagas para Aprendiz SENAI